Participantes terão oportunidade de aprendizado e prática audiovisual com aulas em diferentes Centros culturais da capital.
A primeira temporada começa 21 de julho e as inscrições já estão abertas.
A pluralidade de olhares e a diversidade de culturas constituem uma grande metrópole. Com um olhar atento às periferias, a partir das possibilidades apresentadas pelo trabalho com o audiovisual, o projeto Horizontes Periféricos, patrocinado pela Fundação Municipal de cultura de Belo Horizonte, pretende, a partir de oficinas de formação, possibilitar a descoberta e a redescoberta de Belo Horizonte por moradores de regiões periféricas da capital. De julho a novembro de 2014, 10 Centros culturais da cidade receberão as atividades, sendo duas unidades por mês, contemplando 150 alunos ao todo. As inscrições para a primeira temporada, que será realizada nos Centros culturais de Venda Nova e São Bernardo, estão abertas até o dia 20 de julho.
Serão realizadas ao todo 10 oficinas, em 10 Centros culturais, que abordarão aspectos de história, crítica e prática audiovisual, com duração de 40h/a. As aulas serão ministradas por profissionais da área, com o objetivo de contribuir para a formação de novos realizadores, que produzirão 20 curtas-metragens. Pensando nas possibilidades abertas pela prática audiovisual, os participantes do projeto poderão, depois de exercitarem as técnicas, também estarão apto para se tornarem multiplicadores em suas comunidades, prolongando os resultados das oficinas e contemplando cada vez mais moradores das regiões em que vivem. “Periféricos está ligado à questão do que não está no centro, que, de certa forma, está marginal, na periferia da cidade. Se refere também às pessoas que se encontram em uma condição social periférica, com pouco acesso a cultura e ao lazer. Horizontes periféricos trata também das possibilidades que transcendem os horizontes da imaginação; possibilidades periféricas, não óbvias, de experimentação audiovisual” , comenta Sérgio Vilaça, coordenador geral do projeto.
O projeto Horizontes Periféricos foi idealizado pelo cineasta e pesquisador Sérgio Vilaça, diretor de vários documentários e animações, além de trabalhar como diretor de fotografia, roteirista, diretor de arte e montador. Sua experiência com a primeira edição do projeto resultou em sua tese de doutorado na Escola de Belas Artes da UFMG, Inclusão Audiovisual na Educação – A Experiência do Projeto Horizontes Periféricos. Nesta edição, um dos realizadores convidados a ministrar as oficinas é o cineasta mineiro Marcos Pimentel. Diretor, roteirista e produtor independente, realizou documentários em cinema, vídeo e televisão, que ganharam 87 prêmios em festivais nacionais e internacionais e foram exibidos em mais de 500 festivais pelo mundo.
Os módulos foram desenvolvidos por experientes profissionais da área audiovisual, com uma metodologia dinâmica que alia teoria e prática. Ao final de cada oficina serão produzidos 2 vídeos/filmes, que farão parte da websérie disponibilizada no portal Horizontes Periféricos. O projeto fornecerá todo o suporte técnico, equipamentos HD, gravação e edição dos vídeos. Após todas as temporadas será lançada uma coleção de DVD’s com os 20 vídeos desenvolvidos (websérie).
Os cursos – A primeira temporada, que será realizada como um curso intensivo, durante sete dias, será realizada entre 21 e 27 de julho, nos Centros culturais Venda Nova e São Bernardo, nos bairros Nova Letícia e São Bernardo, respectivamente. De segunda a sexta-feira, as aulas serão realizadas de 13h às 18h, enquanto no sábado e no domingo, os encontros serão entre 9h e 18h. Para se inscrever é necessário ter, no mínimo, 15 anos. As turmas são formadas por até 15 alunos cada. Terão preferência durante o processo de seleção, moradores das periferias da capital. Os interessados deverão acessar o site www.horizontesperifericos.com.br e preencher o formulário de inscrição.
Segunda temporada
Em agosto, a segunda temporada de cursos será realizada nos Centros culturais Urucuia e Zilah Spósito, nos bairros de Urucuia e Jaqueline, respectivamente, entre os dias 4 e 30 do mês. No Centro cultural Urucuia as aulas serão realizadas às terças e quintas-feiras, de 19h às 22h, e aos sábados, de 14h às 18h. Já no Centro cultural Zilah Spósito, os encontros ocorrerão às segundas e quartas, de 19h às 22h, e aos sábados, de 9h às 13h.
Terceira temporada
Em setembro é a vez dos bairros Alto Vera Cruz e Serra, nos Centros culturais Alto Vera Cruz e Vila Marçola, receberem as atividades do projeto, entre os dias 1º e 30 de setembro. No Centro cultural Vila Marçola as oficinas serão ministradas às quartas e sextas, de 19h às 22h, e aos sábados, de 13h às 17h. Já no Centro cultural Alto Vera Cruz, os encontros serão às segundas e quartas, das 19h às 22h, e aos sábados, de 9h às 13h.
Quarta temporada
Os Centros culturais São Geraldo e Lagoa do Nado, nos bairros de São Geraldo e Itapoã, receberão o projeto em outubro, entre os dias 1º e 31 do mês. Nos dois Centros culturais as aulas serão realizadas às terças e quintas, das 19h às 22h, e aos sábados, das 14h às 18h.
Quinta temporada
O último módulo de atividades, desta edição, será realizado nos Centros culturais Liberalino Alves de Oliveira e Salgado Filho, nos bairros Pedreira Padro Lopes e Salgado Filho, respectivamente, entre os dias 3 e 29 de novembro. No Centro cultural Salgado Filho as atividades serão realizadas as segundas e quartas, das 19h, às 22h, e aos sábados, de 13h às 17h. Já no Centro cultural Liberalino Alves de Oliveira, as aulas serão as segundas e quartas, das 19h às 22h, e aos sábados, entre 14h e 18h.
Sobre os ministrantes
Primeira temporada:
Marcos Pimentel – Documentarista formado pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños (EICTV – cuba) e especializado em Cinema Documentário pela Filmakademie Baden-Württemberg, na Alemanha, também é graduado, no Brasil, em Comunicação Social (UFJF) e Psicologia (CES-JF). Diretor, roteirista e produtor independente, realizou documentários em cinema (35mm e 16mm), vídeo e televisão, que ganharam 87 prêmios por festivais nacionais e internacionais e foram exibidos em mais de 500 festivais em todos os cantos do mundo. Atualmente, é um dos diretores do CINEPORT – Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa, onde também coordena uma rede de cooperação audiovisual entre jovens realizadores lusófonos. Desde 2009, é professor do departamento de documentários do curso regular da Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños (EICTV – cuba). Vive e trabalha em Belo Horizonte.
Nelson Pombo Jr. – Licenciado em Educação Artística pela UEMG, midialivrista, ativista, colaborador da Ciranda Internacional e Vice-presidente do Instituto Imersão Latina. Realizador audiovisual, ministra oficinas e cursos em audiovisual, mídia livre e web-ativismo, além de ser músico e produtor na banda 12Duoito. Já cobriu edições do Fórum Social Mundial no Brasil, Tunísia e Senegal. Participa de ações midialivristas e do Fórum Mundial de Mídia Livre.
Serviço
Horizontes Periféricos
Julho a novembro de 2014
Cursos primeira temporada: 21 a 27 de julho
Inscrições: até dia 20 de julho
Locais:
Centro cultural São Bernardo – Rua Edna Quintel, 320, São Bernardo
Centro cultural Venda Nova – Rua José Ferreira Santos, 184, Novo Letícia
Cursos segunda temporada: 4 a 30 de agosto
Inscrições: até dia 02 de agosto
Locais:
Centro cultural Urucuia – Rua W3, 500, Urucuia
Centro cultural Zilah Spósito – Rua Carnaúba, 286, Conjunto Zilah Spósito – Jaqueline
Cursos terceira temporada: 1º a 30 de setembro
Inscrições: até dia 30 de agosto
Locais:
Centro cultural Alto Vera Cruz – Rua Padre Júlio Maria, 1577, Alto Vera Cruz
Centro cultural Vila Marçola – Rua Mangabeira da Serra, nº 320, Serra
Cursos quarta temporada: 1º a 31 de outubro
Inscrições: até dia 29 de setembro
Locais:
Centro cultural Lagoa do Nado – Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã
Centro cultural São Geraldo – Av. Silva Alvarenga, 548, São Geraldo
Cursos quinta temporada: 3 a 29 de novembro
Inscrições: até dia 01 de novembro
Locais:
Centro cultural Liberalino Alves de Oliveira – Rua Araribá, nº 975, Pedreira Prado Lopes
Centro cultural Salgado Filho – Rua Nova Ponte, 22, Salgado Filho
Informações: www.horizontesperifericos.com.br
fonte: http://www.segs.com.br/demais-noticias/165514-belo-horizonte-recebe-a-segunda-edicao-do-projeto-horizonte-perifericos.html
Para saber mais sobre CINECAP acesse cursosraizesculturais.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário