sexta-feira, 22 de maio de 2015

Associação reivindica oferta de filmes legendados em cinema de Petrolina

                           'Queremos legenda' é nome da mobilização da Associação de Surdos.
                            Protocolo foi encaminhado ao MP para solicitar retorno do serviço.



A Associação de Surdos de Petrolina (ASP), no Sertão de Pernambuco, reivindica a oferta de sessões com filmes legendados no cinema da cidade. A mobilização denominada 'Queremos legenda' conta com o apoio de deficientes auditivos, familiares, e membros da sociedade civil. Um protocolo já foi encaminhado ao Ministério Publico (MP) para solicitar que o serviço seja novamente oferecido em Petrolina.

Segundo a advogada Micheline Musser, a reclamação é que o cinema volte a atender um público de mais de mil deficientes auditivos que vivem em Petrolina e na cidade vizinha, Juazeiro, na Bahia, além de pessoas que preferem a exibição com legendas. “O meu primo Habib Musser protocolou um requerimento junto ao MP em 29 de abril, que será unido a outros documentos como um abaixo-assinado”, explica.

De acordo com o membro da ASP, Habib Musser, a ida ao cinema é uma forma de lazer e que os deficientes auditivos estão impedidos de participar. Antes um horário era disponibilizado para essa opção de filme. “A comunidade surda inteira se sente prejudicada e também os ouvintes. Mandamos um abaixo-assinado para eles para averiguarem o caso. Por enquanto, estamos aguardando a ligação do MP. Mas vamos sempre avisando os outros para poderem nos ajudar indo no MP. E nunca desistir até ter de volta os legendados”, conta.

A cientista social Lara Felix relata que há dois meses o cinema não disponibiliza filmes legendados. “Eu tentei entrar em contato com a Orient Cinemas e fiz uma reclamação em um site. Tentei contato também pelas redes sociais e com a central da empresa e veio uma resposta de que eles avaliariam o caso, mas nada mudou. Em todos os cinemas da rede existem pelo menos um horário para legendados, como era aqui antigamente”, ressalta Felix.

Além da associação, uma petição online está percorrendo as redes sociais para que não aconteça o fim das sessões legendadas no cinema de Petrolina. O acesso pode ser feito pelo site.

O presidente do grupo Orient Cinemas, Aquiles Mónaco, explicou ao G1 que a empresa já tomou conhecimento da reivindicação da associação e que providências já estão sendo tomadas. "Enquanto os filmes estiverem em 35mm, vamos buscar mesclar a programção a partir das próximas contratações de filmes, que devem ser de temática adulta, acima de 16 anos. Em 120 dias, haverá a digitalização, e vão vir as duas opções. Exceto os filmes infantis, todos os filmes terão dublados e legendados. Assim terá sempre uma sessão legendada para atender a todos os gostos de Petrolina", esclarece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário