sexta-feira, 29 de agosto de 2014

CINECAP · Câmara vota lei que institui o Fundo de Cultura em Vila Velha

Caso o projeto seja aprovado, 12 editais que contemplam diversas áreas culturais serão lançados em outubro


A tímida gestão cultura em Vila Velha começa a ganhar fôlego novamente. Desde a consolidação do Conselho de Cultura, questões importantes como a Lei Vila Velha Cultura e Arte, o Fundo Municipal de Cultura, a revitalização do Teatro Público de Vila Velha e a criação de uma nova Casa da Cultura na Barra do Jucu têm voltado a ser discutidas e pautadas como demandas urgentes.

A primeira vitória dessa nova fase pode ser a aprovação do projeto de lei que institui o Fundo Municipal de Cultura de Vila Velha, que será votado nesta quarta-feira (28). A lei é um grande passo para o fomento e preservação da cultura e do folclore do município, uma vez que o Fundo é um instrumento de incentivo que trabalha com a política de editais. Além disso, o Fundo é uma exigência do Ministério da Cultura para a adesão dos municípios ao Sistema Nacional de Cultura.

A proposta é que a classe vá à Câmara pra fazer pressão. De acordo com o secretário de Cultura e Turismo WallaceMillis, a criação do fundo é uma grande prioridade do prefeito Rodney Miranda (DEM) este ano. “A política de editais é importante porque transfere transparência a distribuição de recursos públicos e melhora a capacidade de planejamento para atender as de manadas dos grupos e coletivos artísticos. Os projetos aprovados serão aprovados pelo mérito e relevância para a sociedade. Vila Velha é uma cidade criativa, os editais serão uma forma de potencializar essas ações”, explica o secretário.

Enquanto o projeto de lei seguia os caminhos burocráticos, foi formada uma comissão para redigir o texto dos 12 editais que também foram pensados e decididos pelos conselheiros com a presença da classe artística e interessados. Com a aprovação do Fundo Municipal de Cultura, os artistas poderão inscrever seus projetos em diversas áreas e expressões culturais. Em seguida, esses projetos serão avaliados por uma comissão julgadora formada por membros de notório saber em suas respectivas áreas.

O Fundo vai apoiar projetos nas áreas de Música, Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Literatura, Memória, Folclore, Capoeira, Artesanato, Museus, Bibliotecas e Patrimônio Cultural. A classe artística que esteve presente na última reunião do Conselho está com boas expectativas para que o Plano seja aprovado e que os editais sejam lançados ainda em outubro.

Teatro Municipal de Vila Velha

Durante a 18ª reunião do Conselho Municipal de Cultura de Vila Velha foi apresentado o projeto para a reforma do Teatro Municipal, localizado na Praça Duque de Caxias. A reforma vai preservar a fachada do prédio e incluir rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida. A parte cenotécnica, acústica, e aparelhos de som e iluminação será toda modernizada, o palco e as áreas comuns também serão ampliadas.

O projeto foi orçado em R$ 5 milhões e será executado com recursos do Governo do Estado. O projeto já foi protocolado no Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes) no começo deste mês e a expectativa é que as obras comessem ainda este ano. “A reforma e ativação do teatro de Vila Velha é uma demanda antiga da sociedade e será um dos legados da nossa gestão. O município precisa urgente de um teatro público para não precisar depender de espaços privados, além disso o prédio que abriga o teatro é uma construção histórica que precisa ser preservada”, garante o secretário.




fonte: http://seculodiario.com.br/18484/17/camara-vota-lei-que-institui-o-fundo-de-cultura-em-vila-velha-1


Para saber mais sobre CINECAP acesse cursosraizesculturais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário