quarta-feira, 23 de setembro de 2009

1° Congresso da Indústria Cinematográfica Brasileira.


Na Revista Filme Cultura n 22, uma das mais importantes publicações do cinema brasileiro feita até hoje na sua pagina 8 começa uma importante matéria sobre o 1° Congresso da Indústria Cinematográfica Brasileira, realizado de 23 a 27 de Outubro de 1972.
Pela primeira vez na história do cinema brasileiro, estava sendo feito um Congresso cujo foco era a Indústria do Cinema em seus mais detalhados setores ou atividades. Foco de desenvolvimento industrial, artístico e comercial já que todos os setores estavam evolvidos nesse evento.

Tínhamos os representantes de laboratórios de revelação de imagem, os estúdios de som, os produtores, os técnicos, os diretores, os críticos, os atores, os curtametragistas, os distribuidores, os exibidores.
Enfim toda a cadeia produtiva que sabia muito bem que o filme é uma obra de arte, mas o cinema como tal é uma indústria extremamente sofisticada e competitiva.
Cada setor desse tinha 4 representantes para levar ao Governo as suas reivindicações. Esse Congresso , realizado pelo Instituto Nacional do Cinema e Presidido por Carlos Guimarães de Matos Jr, trouxe pela primeira vez a público as ansiedades de todos os setores da cienmatografia.

Desse Congesso saíram uma pauta de inúmeras medidas,que vieram a acontecer, desde a extinção do INC, novas atribuições para a Embrafilme e a criação do CONCINE ( Atual ANCINE)

Essas medidas foram a base para o grande desenvolvimento do cinema brasileiro em sua profundidade. Daí porque os anos 70 ter sido a mais desenvolvida década do cinema brasileiro.

Aos poucos traremos para esse blog pedaços desse interessante Congresso.
Mas só para se ter uma ideia da importância desse evento vejam os nomes que compunham algumas das representações oficiais;

Walter Hugo Kouri, Roberto Farias, Luis Carlos Barreto, Oswaldo Massaini, Alfredo Palacios, Jarbas Barbosa, Jose Alvarenga, Ivan Lamounier, Carlos Niemeyer, Frida durian, Jose de Almeida, Riva Amadeo, Sílvio Back, Sílvio Renpldi, Rubens Biafora, Carlos Alberto Souza Barros, Clovis Sena, Alfredo Sterhein,Nelson Pereira dos Santos,Luis de Barros, Ademar Gonzaga, Geraldo Sarno,Luis Fernando Graça Melo, Anselmo Duarte, Jece Valadão, Roberto Santos, Dilma Loes, Jose Lewgoy, Lola Brah entre muitos outros de mesma importância.

Com tanta gente de tanto talento reunida durante 5 dias com o único propósito de estudar medidas que ajudasse o cinema brasileiro, só podia ter o belo resultado que se teve nos anos seguintes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário