quarta-feira, 10 de junho de 2009

Cinema é movimento



René Clair foi um grande cineasta e escritor francês. Trabalhou como escritor e estreou no cinema em 1924 com o filme Paris qui dort. Além disso foi compositor e ator.
Considerado um mestre do cinema, um dos precursores do filme de autoria, o maior criador
cômico depois de Charles Chaplin, René Clair figura entre os maiores cineastas do cinema francês. Foi o primeiro cineasta a entrar na Academia Francesa.


René Clair nos premia com um uma lição em texto escrito em 1924 em seu livro “Reflexion FlaiteGallinard, 1951” que nos diz que o cinema foi criado para registrar o movimento e todavia mesmo naquela época isso estava demasiadamente esquecido. Ele também nos dizia naquela altura dos anos, que a principal tarefa da nova geração deveria ser a de conduzir o cinema no sentido de suas origens e para isso, desembaraçá-lo de toda falsa arte que o sufoca.
Ainda diz ele em 1924 que o erro constituiu em decidir demasiado cedo que o cinema era uma arte. Se tivesse sido tratado simplesmente como uma indústria, a
própria arte teria ganho com isso.


Ele nos perguntava se os automóveis teriam sentido ter suas belas formas se antes seus construtores não tivessem se esforçado em
fazê-los andar depressa?
Ele nos dizia
também que se existe uma estética no cinema: essa foi o movimento. Segundo ele o “ Movimento exterior dosobjetos, distinguidos pelos olhos ao qual acrescentamos hoje o movimento interior da ação. Da união desses dois movimentospode nascer aquele de que tanto se fala e que tão poucas vezes é apercebido: o Ritmo.


Quando os irmãos
Lumière quiseram demonstrar o valor de sua maravilhosa invenção, não nos apresentaram na tela uma paisagem morta ou um diálogo entre duas personagens mudas: deram nos a Chegada dum Comboio, Uma Carga deCouraceiros e aquele Regador Regado que foi o pai do filmecômico.


Se quisermos que o cinema cresça em força, respeitemos a tradição esquecida, regressemos a sua origem”

Inacreditável que esse texto tenha sido escrito em 1924.



Isso tem 85 anos. Parece que foi ontem.

Jean Paul Satre, grande escritor, em 1937 também buscava esse mesmo movimento na literatura. Em Situations -Gallimard 1947 ele nos diz:


" Pois um livro não é senão um pequeno amontoado de folhas secas, ou então uma grande forma em movimentos:
a Leitura.Este movimento, o romancista capta-o, guia-o, inflecte-o
faz dele a substância de suas personagens; um romance; sequência de leituras, de pequenas vidas parasitárias, cada uma das quais não dura mais que uma dança, enche-se e nutre-se com o tempo de seus leitores...Quereis que suas personagens vivam? Fazei que elas sejam livres. Não se trata de definir, ainda menos de explicar (Num romance, as melhores análises psicológicas cheiram a morte), mas somente de apresentar paixões e actos
imprevisíveis" .



Essas são as qualidades das pessoas geniais. Seus textos são sempre atuais. Parece que foram escritos ontem


Essas pessoas são atemporais. São gênios em suas atividades....

Nenhum comentário:

Postar um comentário