Arquivo Pessoal
Tama orienta equipe de produção no preparo do material a ser exposto
Para comemorar o centenário do nascimento de Tao Sigulda, morto em 2006, um grupo de produtores audiovisuais de Jundiaí e região lança um documentário sobre a vida e obra dele no ano que vem.
Por meio da Lei Rouanet, o trabalho “A Arte é a Caligrafia da Alma” traz toda a história do artista, que nasceu na Letônia, estudou com Pablo Picasso, chegou ao Brasil em 1960 e, mais tarde, em 1985, fundou o Centro Cultural Tao Sigulda, na divisa entre Campo Limpo Paulista e Jarinu.
O filme, que começou a ser produzido em julho deste ano, terá aproximadamente uma hora de duração e trará o depoimento de outros grandes nomes das artes. Dentre eles estão Inos Corradin e Alice Vilhena, ambos ícones de Jundiaí, além de alguns críticos de arte, colecionadores das obras de Tao, e claro, Tama Sigulda, a maior colaboradora do projeto. Ela foi casada durante décadas com Tao e ainda hoje é quem mantém vivo seu sonho com o Centro Cultural.
“É uma alegria muito grande para mim poder colaborar com um trabalho que mantém viva a obra do Tao. Antes de morrer ele me pediu que mantivesse vivo o Centro Cultural e que a obra dele fosse mantida. Acho que estamos nesse caminho”, afirmou Tama Sigulda, viúva e, como ela mesma diz, fã número um do artista.
Captação de recurso/ O documentário passa agora pela fase de captação de recursos financeiros por meio de isenção fiscal no Imposto de Renda de empresas que queiram apoiar projetos socio-culturais.
“A intenção sempre foi divulgar os trabalhos e pensamentos de Tao Sigulda, um grande adepto ao surrealismo, que teve com mais importante obra o Centro Cultural, e que até hoje é administrado por sua mulher, Tama”, comentou o diretor Fábio Castel.
Como todo projeto da Lei Rouanet, o valor a ser captado vem de empresas que podem destinar 4% do seu Imposto de Renda devido, com 100% de isenção fiscal, como patrocínio da ação cultural. “Com este formato a Lei Rouanet consegue beneficiar diversas produções culturais e se tornar um dos mais efetivos agentes de transformação social, ao mesmo tempo em que promove a empresa que participa do projeto ao trazer sua marca em toda e qualquer divulgação do mesmo”, explica Tainan Franco, diretora da MoV8 Produções e Diretora Executiva do documentário.
MAIS
Ideia concretizada
Ao reconhecer a importância deste artista plástico, não só no âmbito regional, mas para todo um contexto da arte contemporânea, produtores audiovisuais de Jundiaí e região se uniram em 2010, quando então decidiram organizar o projeto que viria a ser o documentário sobre a vida e obra do artista plástico Tao Sigulda. Desde então, diversas entrevistas e captação de imagens já foram colhidas.
Como ajudar
As empresas que quiserem constribuir e saber mais sobre
o projeto podem entrar em contato com a diretora executiva Tainan Franco pelo e-mail movprodutora@gmail.com ou pelo telefone (11) 98488-8211.
100 anos do nascimento de Tao serão comemorados em 2014
Centro Cultural
Para quem quiser conhecer mais sobre a obra de Tao, o Centro Cultural fica na Estrada do Mirante, Campo Limpo Paulista. O local abre aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h. Mais informações pelo telefone (11) 4038-7658.
Fonte: http://www.diariosp.com.br/noticia/detalhe/60880/Tao+Sigulda+e+tema+de+documentario
Para saber mais sobre CINECAP acesse cursosraizesculturais.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário