O foco é a literatura, mas a homenagem ao Brasil na Feira do Livro de Frankfurt vai englobar também outros aspectos da cultura nacional. Nessa semana, a programação completa foi apresentada numa coletiva de imprensa, em Frankfurt, com a presença de autoridades brasileiras e representantes da feira. Com um orçamento total de R$ 18,9 milhões, entre investimento direto do governo e captação via Lei Rouanet, as atrações incluem um show de Criolo; exposição de obras de Hélio Oiticica e de grafite; espetáculos teatrais de Felipe Hirsch e Christiane Jatahy; além de filmes, apresentações de dança, performances e instalações. "Queremos mostrar como a cultura alimenta a vida brasileira, especialmente quando vemos o que tem ocorrido nas ruas do país", disse Juergen Boos, presidente da feira.
O grande evento do mercado editorial internacional só ocorre entre os dias 9 e 13 de outubro, num centro de convenções gigante na cidade alemã. A participação brasileira, porém, terá início em 23 de agosto, com um show do rapper paulista Criolo, marcando a abertura oficial da homenagem que Frankfurt faz ao País.
As exposições incluem "A experiência brasileira: dos anos 60 até os dias de hoje", "Hélio Oiticica - Museu é o mundo", "Arquitetos emergentes no Brasil", "Street-Art Brasil - Grafite", "Exílio judaico no Brasil" e individuais de Alexandre Wollner e Regina Silveira.
Entre os shows de música brasileira, estão previstas apresentações de Lucas Santtana, com participação de Jards Macalé e Jorge Mautner; Junio Barreto, Virgínia Rodrigues, Fabiana Cozza, Zélia Duncan, Barbatuques, Lenine, Guinga e Quinteto Villa-Lobos e DJ Dolores.
No teatro, um dos destaques será o projeto "Puzzle", criado especialmente para Frankfurt, em que textos de autores brasileiros são adaptados para os palcos com direção de Felipe Hirsch. O grupo Teatro dos Narradores, por sua vez, vai encenar "Cidade fim, cidade coro, cidade reverso", enquanto a diretora Christiane Jatahy leva sua peça "Julia".
A atriz Juliana Galdino fará leituras de trabalhos de novos dramaturgos brasileiros: Roberto Alvim, Newton Moreno, Leonardo Moreira, Grace Passô, Jô Bilac, Pedro Brício, Emanuel Aragão e Sílvia Gomes.
Haverá apresentações de dança da bailarina Vera Sala e do espetáculo "Crackz!", de Bruno Beltrão e Grupo de Dança de Rua de Niterói. Também estão previstas as instalações "No conforto do seu lar", de Jatahy;"Cheio/Vazio", dos Irmãos Guimarães; e "100 lugares para dançar", de Marina Guzzo e Vinícus Terra. As performances são "Lúmen", de João Penoni; e "Matadouro/boiada", de Ronald Duarte. Por fim, serão exibidos filmes como "Vidas secas", "Cão sem dono", "O som ao redor" e "O cheiro do ralo".
fonte: http://diariodonordeste.globo.com/
Para saber mais sobre Cinema e Captação acesse cursosraizesculturais.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário