Secretário nacional destaca sinergia entre debate proposto pelo fórum e diretrizes do MinC
Fonte: www.fpcm.com.br
Veja a matéria completa em : http://www.cursosraizesculturais.com.br
Sérgio Mamberti. Foto: Walter Fernandes |
Na palestra de abertura do 1º Fórum Nacional da Produção Cultural em Pequenos e Médios Municípios, realizada na noite de ontem no Teatro Calil Haddad, o ator Sérgio Mamberti, atual Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), destacou a sinergia entre o debate proposto pelo encontro e o atual momento do Ministério. Em pouco mais de uma hora, Mamberti apresentou o trabalho que está sendo desenvolvido no MinC pela democratização e acesso à cultura e ressaltou a contribuição do Fórum com os objetivos do Ministério. “A cultura deve ser o retrato da diversidade brasileira”, afirmou ele.
Para Edson Pereira, presidente do Instituto Museu Memória e Vida (IMMV), organizador do Fórum, a presença do Secretário de Políticas Culturais na abertura do evento é um indicador da importância e da qualidade do cenário cultural do interior do país. “A imensa riqueza cultural dos pequenos e médios municípios ainda está sendo descoberta e o Fórum tem tudo para ser uma importante vitrine de vários desses excelentes trabalhos. Tenho certeza de que esta semana será muito produtiva para todos”, disse Pereira.Paulino Viapiana, secretário de Cultura do Paraná, elogiou a iniciativa e agradeceu a presença dos integrantes da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura – CNIC em Maringá. O trabalho da comissão, de avaliação de projetos submetidos à aprovação da Lei Rouanet, está sendo feito pela primeira vez em uma cidade não capital. Reunidos no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) nos dias 7, 8 e 9, os comissários irão analisar mais de 500 projetos de todo o Brasil, que somam cerca de R$ 600 milhões.
Henilton Menezes, Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, lembrou aos presentes o convite feito pelo prefeito Silvio Barros aos comissários no ano passado, em Brasília, para que uma das reuniões de itinerância da CNIC ocorresse em Maringá. “A agenda de 2012 já estava pronta e a reunião da região sul marcada para se dar em Florianópolis, mas a plenária decidiu por unanimidade aceitar o convite e vir para Maringá”, contou ele, afirmando que a iniciativa certamente abrirá as portas da itinerância do MinC para o interior do país. “O contato com os produtores culturais dessas localidades é enriquecedor”, disse ele.
Em seu discurso, o prefeito Silvio Barros também agradeceu a presença dos comissários e destacou o trabalho do IMMV no esclarecimento dos mecanismos legais de renúncia fiscal previstos pela Lei Rouanet e no incentivo ao investimento de empresários e pessoas físicas em projetos culturais, afirmando que o convite para sediar a CNIC também teve por objetivo apresentar a qualidade da produção cultural local aos comissários. “O aumento do investimento em cultura, a partir do trabalho do IMMV em Maringá e região, é exponencial”, revelou.
Henilton Menezes e demais autoridades na mesa de abertura Foto: Walter Fernandes |
Também estiveram presentes à cerimônia de abertura a professora Celene Tonella, representando a Universidade Estadual de Maringá (UEM), Flor Duarte, secretária municipal de Cultura e Wilson Matos, reitor do Centro Universitário de Maringá (Cesumar), que homenageou os secretários Paulino Viapiana e Henilton Menezes com uma escultura do Monumento ao Desbravador. Ao final da cerimônia, autoridades políticas, comissários e muitos dos participantes seguiram para a Mostra de Teatro Contemporâneo, no Teatro Marista. A peça “Foi Carmen”, do Grupo Macunaíma/CPT, abriu oficialmente a mostra, realizada pela Teatro e Ponto Produções Artísticas, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
O 1º Fórum Nacional da Produção Cultural em Pequenos e Médios Municípios é uma iniciativa do Instituto Museu Memória e Vida (IMMV) juntamente com instituições culturais locais. O evento tem apoio institucional da prefeitura de Maringá, secretarias estaduais de Cultura do Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, sistemas estaduais de Museus do Rio Grande do Sul (SEM) e São Paulo (Sisem), Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNCB), Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, Instituto Cultural Ingá, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Festival Internacional de Londrina (FILO). O apoio é da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Centro Universitário de Maringá (Cesumar), Gol Linhas Aéreas, Sincontábil, Fundação Luzamor, Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureau do Paraná, TCCC, Duo, Cineflix Cinemas, O Diário/odiario.com, Faculdade Cidade Verde (FCV), SESC, GVT e Sanepar. A realização é do IMMV e Ministério da Cultura (MinC).
Nenhum comentário:
Postar um comentário