segunda-feira, 16 de julho de 2012

Festival Internacional de Cinema em Brasília começa com 46 filmes





 Primeira edição do Festival Internacional de Cinema de Brasília reúne 46 filmes





Festival Internacional de Cinema de Brasília (BIFF)

Brasília sedia, entre 13 e 22 de julho, a primeira edição do Festival Internacional de Cinema de Brasília (BIFF), apresentando 12 filmes na mostra competitiva e outros 34 em mostras paralelas e retrospectivas, além de debates, seminários e palestras. O evento acontece no Cine Cultura Liberty Mall e na Sala Alberto Nepomuceno do Teatro Nacional.

A seleção dos participantes da mostra competitiva deu preferência a filmes assinados por diretores em início de carreira, com títulos recentes. São eles: “Avalon” (Suécia); “Ausência” (EUA); “Kauwboy” (Holanda); “Habibi” (Emirados Árabes/ Palestina/ Holanda/ Estados Unidos); “Bel Ami – o sedutor” (Reino Unido/ França/ Itália); “O Planeta Solitário” (Estados Unidos/ Alemanha); “O Ano do Tigre” (Chile); “La Playa DC” (Colômbia/ França/ Brasil); “Una Noche” (Estados Unidos/ Reino Unido/ Cuba); “Tey” (França/ Senegal); e “Os Esquecidos” (Alemanha). As categorias para competição são: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Ator e Melhor Atriz. Cada prêmio é agregado ao valor de 10 mil dólares.

A programação inclui, ainda, seis mostras paralelas: “Novo Cinema Europeu”, “Panorama África”, “Independentes Americanos”, “Cara Latina”, “Mundo Animado” e a grande esperada “Retrospectiva Anna Karina”, que conta com a presença da atriz no dia 15, falando sobre o movimento da Nouvelle Vague.

Os seminários e debates visam aproximar o espectador do pensamento dos cineastas e, por isso, estão programados encontros com os realizadores de filmes como “La Playa D.C.”, o colombiano Juan Andrés Arango, “Os Esquecidos”, o alemão Jan Spenckbec, “Una Noche”, a cubana Lucy Mulhoy, e com o produtor do filme “Habibi”, Pablo Godoy-Estel. Há ainda um debate em 20 de julho sobre a temática da “Participação feminina nos processos culturais e políticos da América Latina”, com as diretoras Lúcia Murat, brasileira, e Teresa Arredondo, chilena.

Para mais informações, acesse a página oficial do Festival Internacional de Cinema de Brasília (BIFF).

Fonte: www.noticias.portalbragança.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário