terça-feira, 22 de novembro de 2011

Penedo, Alagoas, sedia 1° Festival de Cinema Universitário

 
Arquivo - aquiacontece.com.br
Oficinas serão realizadas na unidade da UFAL-Penedo

De 23 a 27 de novembro, o município de Penedo, distante 160 quilometros da capital alagoana, sediará o 1º Festival de Cinema Universitário, com a proposta de estimular a produção audiovisual brasileira vinculada à rede de ensino superior. Durante o evento o público terá acesso gratuito, além das mesas-redondas e oficinas, a filmes da Mostra Competitiva, sessões de cineclubismo, apresentações de trabalhos acadêmicos e grupos de trabalho. O Festival de Cinema Universitário é uma realização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em parceria com instituições públicas e privadas, a maioria atuante no segmento audiovisual.
As oficinas e as mesas-redondas do I Festival de Cinema Universitário, em Penedo, tiveram uma alteração de endereço, devido a não conclusão das obras de reforma da Casa da Aposentadoria. Com a mudança, as oficinas serão realizadas na Unidade de Ensino de Penedo, na Avenida Beira Rio, já as discussões das mesas-redondas, bem como a oficina Cinema e Educação estão agendadas na Casa São Francisco. Os novos locais escolhidos ficam localizados no Centro Histórico da cidade.
Festival homenageia Elinaldo Barros
Com uma trajetória de mais de 40 anos voltada à crítica de cinema, Elinaldo Barros é o grande homenageado do I Festival de Cinema Universitário. No dia 27, às 16h, em Penedo, ele recebe um exemplar do troféu produzido para a mostra Competitiva do Festival, elaborado pelo artista Freddy Correia.
É impossível compreender a história do cinema alagoano sem citar o nome de Elinaldo Barros. Autor de vários livros da área e crítico atuante desde a década de 60, sua vida profissional esteve sempre relacionada à arte cinematográfica. Professor do Colégio Guido de Fontgalland e do Cesmac, lecionou a disciplina Arte Cinematográfica no curso de Educação Artística. Organizou festivais de música e seminários de cultura, produziu programas de rádio e TV e foi diretor do Museu da Imagem e do Som (Misa).
Atualmente, além de dedicar-se à organização de sessões de arte, apresenta duas colunas de cinema na TV Pajuçara, no qual faz comentários sobre filmes recém-lançados. Na sua atuação na imprensa, publicou diversos artigos, com destaque para a coleção O século do cinema (2001), em O Jornal. Outras obras do autor: Cine Lux, recordações de um cinema de bairro (1989) e Rogato – a aventura dos sonhos das imagens em Alagoas (1994) e Panorama . Mais informações no site : www.evento.ufal.br/icinufal

por Redação com Ascom/UFAL
fonte: aquiacontece.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário