Muitas vezes para designar este conceito, falamos de “angariação de fundos”. A palavra fundraising é um conceito mais abrangente, que engloba uma serie de passos e ferramentas para ajudar a angariação ou captação desses fundos.
O Fundraising emprega técnicas de marketing e começa e acaba nesta atitude de atenção constante ao mercado. Claire Kerr, diretora de filantropia digital da Artez Interactive lista algumas categorias de campanhas de Fundraising em mídias sociais.
1. Iniciativas de grupos
Neste cenário, um grupo motivado ou comitê usa ferramentas de mídia social para organizar e incentivar as doações em seu nome. É o modelo clássico de angariação de fundos, mas com um toque digital.
O Twestival é um dos exemplos mais famosos, tendo gerado mais de US $ 1,2 milhão para quase 140 organizações sem fins lucrativos por meio de encontros em cidades de todo o mundo. Outro exemplo é o do Harry Potter Alliance e o uso criativo da plataforma LiveStream.com para produzir uma maratona online e angariar dinheiro para a Partners in Health no Haiti.
2. Iniciativas individuais
O crowdfunding ou Financiamento coletivo é a obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, em geral pessoas físicas interessadas na iniciativa. O termo é muitas vezes usado para descrever especificamente ações na Internet com o objetivo de arrecadar dinheiro para artistas, jornalismo cidadão, pequenos negócios e start-ups, campanhas políticas, iniciativas de software livre, filantropia e ajuda a regiões atingidas por desastres, entre outros.
3. Desafio patrocinado
Estamos todos familiarizados com algumas marcas que costumam defender causas como estratégia de marketing: “Para cada X daremos Y até o montante Z”. Nos desafios patrocinados, uma empresa promete uma quantidade definida para ajudar uma causa em troca de determinado número de objetivos sociais relacionados à mídia . Objetivos comuns incluem: “curtit” no Facebook e retweets.
Iniciativas patrocinadas por empresas são importantes por dois motivos: As organizações sem fins lucrativos não precisam investir em um site ou aplicativo complexo e caro; a causa pode beneficiar-se do acesso à máquina de marketing da corporação.
4. Endosso de celebridades
Muitos projetos de mídia social que de outra maneira não teriam destaque em termos de conceito ou projeto, atraem a atenção da mídia quando o nome de uma celebridade é incorporado ao mesmo.
Celebridades já possuem uma base de seguidores entusiasmados na mídia social, mas isso não é suficiente para o sucesso na angariação de fundos. As estratégias mais bem sucedidas envolvem celebridades engajadas e experiências únicas para os participantes.
Várias celebridades são engajadas em projetos sociais como o Keep A Child Alive e o Make It Right. Também usam sua influência para alavancar iniciativas como o TwitChange , que foi um leilão para angariar fundos para o CARE, onde os fãs tinham a oportunidade de interagir no Twitter com suas celebridades favoritas.
5. Social Game
Você pode não ser um fã de Farmville ou Mafia Wars, mas projeções estimam que 29% dos internautas vão ser usuários destes tipos de jogos até 2012. Jogos on-line projetados com uma mensagem social tipicamente focam na conscientização como objetivo principal, mas alguns incorporam formas de doações durante ou no fim do jogo.
Spent foi desenvolvido através de uma parceria entre a ONG Urban Ministries of Durham e a agência McKinney . O jogo se passa em um cenário onde você perde o emprego e fica sem dinheiro, então precisa encontrar outro rapidamente. Os usuários são apresentados a um ambiente de pobreza, enfrentando difíceis escolhas. Três meses após o seu lançamento, o jogo já recebeu mais de 600.000 visitantes, levantando mais de US $ 13.000 para a UMD.
FONTE: Ricardo de Paula, http://www.midiassociais.net /// captação.org.com
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