sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Carlos Guimaraes de Matos Jr e a CIC



Apesar de ter sido convidado pelo Presidente Ernesto Geisel para continuar a presidência do Instituto Nacional do Cinema, declinei do convite e fui trabalhar como Produtor Executivo da Cinema International Corporation, ( CIC) empresa que fora dos Estados Unidos, com sede em Londres, aglomerava as tres maiores produtoras de cinema do mundo na época, a Walt Disney, a Universal e a Paramount.
Não havia ainda no Brasil a figura do Produtor Executivo, aquele que representa em outro local uma empresa produtora de cinema, com todo os poderes e obrigações do Produtor.
No Brasil normalmente os produtores eram os próprios diretores que acumulavam as duas funções.
Quem era o diretor desse complexo aqui no Brasil era Paulo Fucs. Os C.Os da empresa em Londres eram Mr Arthur Ables e Henry Michaud. Eles me convidaram para abrir na America Latina um escritório de produção de filmes com dois objetivos: Um o de produzir filmes brasileiros e o outro dar suporte a grandes produçoes internacionais que vinham filmar parte de seus filmes aqui na America Latina.
O principal mercado era o Brasil e dada a legislação de retenção de imposto de renda da época da ditadura, eles não podiam mandar para o exterior todo o lucro que eles obtinham com seus filmes no Brasil. Parte tinha que ficar aqui para ser reinvestido no país. Era uma lei inspirada no nacionalismo tecnocrático muito em voga na época entre os militares.
Eles tinham na época um grande valor acumulado no Brasil e me pediram para que produzisse filmes com esse dinheiro.
Afinal o objetivo da lei na época era esse mesmo. Como não era produtor de cinema e sim economista formado pela PUC/RJ, eles me mandaram para a American Film Institute em Washington, onde fui preparado rapidamente para a produção de cinema, alem de aprender como funcionava a estrutura das empresas.
O meu primeiro escritório foi na rua Desembargador Viriato n 16 na sede da CIC, prédio colado ao da Embaixada Americana. Ficava trabalhando dentro da luxuosa cabine de cinema da empresa. Mais tarde dois anos depois fui para o meu ecritorio na Rua Serrador n 22./4 andar.
Motel cujo cartaz esta acima foi o meu primeiro filme e apesar do título não havia uma só cena de nudez. Ele fez um grande sucesso comercial. Alcino Diniz e Roberto Fischer me trouxeram o roteiro e me pediram que o produzisse. Gostei da história e comecei com o pe direito.
Filme bem feito, alegre, uma comédia fina. sofisticada, que contava a história de um Motel em uma sexta feira a tarde no Rio de Janeiro, lotado, aparece um cadáver no jardim e a policia é chamada para desvendar o crime e todas as pessoas são obrigadas a passar a noite no Motel.
Só que em sua grande maioria quem estava la na tarde de sexta feira...não podia estar lá....o drama de cada quarto era colocado com muito humor.
Grandes e importantes atores participaram desse filme. Outros técnicos que trabalharam na produção se tornaram grandes produtores e diretores no futuro.

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